O Cruzeiro abre a final do Campeonato Mineiro, contra o Atlético, em vantagem. Dono da melhor campanha da primeira fase, o time celeste chegará ao título se houver dois empates ou vitória e derrota pela mesma diferença de gols. Para deixar esse quadro ainda mais favorável, a equipe comandada por Marcelo Oliveira precisa quebrar um tabu.
Desde a reconstrução do Independência, palco do primeiro jogo da final do Campeonato Mineiro, o Cruzeiro não venceu clássicos disputados no Horto. Foram cinco partidas, sendo uma com mando de campo cruzeirense e as demais na condição de visitante. O Atlético acumula três triunfos, enquanto os os outros dois encontros terminaram em empate.
Em 2013, a primeira derrota diante do arquirrival no Independência deixou o Cruzeiro mais distante do título estadual. No jogo de ida da decisão do Campeonato Mineiro, o Atlético venceu por 3 a 0. A equipe alvinegra foi campeã mesmo com a derrota por 2 a 1 no Mineirão.
Na temporada passada, houve outro revés cruzeirense em clássico no Horto, por 1 a 0, na partida válida pelo segundo turno do Campeonato Brasileiro. A equipe celeste já havia sido derrotada pelo Atlético, no Independência, na última rodada do Brasileirão de 2012. O placar apontou 3 a 2 para o time alvinegro. Naquela mesma edição, os arquirrivais empataram o confronto pelo primeiro turno, por 2 a 2.
Outro empate aconteceu no clássico válido pela primeira fase da atual edição do CampeonatoMineiro. Após o empate sem gols, o técnico Marcelo Oliveira avaliou a apresentação cruzeirense como a melhor sob seu comando em jogos disputados no Independência.
Naquele empate, assim acontecerá agora, o Cruzeiro abriu mão dos 10% da carga de ingressos a que teria direito. No duelo deste domingo, às 16h, apenas torcedores atleticanos terão acesso ao estádio.
Desta vez, o Cruzeiro aposta no embalo alcançado com a vitória sobre a Universidad de Chile, em Santiago, pela Copa Libertadores. Caso derrote o Atlético no Independência, a equipe celeste poderá até perder a partida da volta, no Mineirão, que chegará ao título estadual.
Os clássicos disputados no novo Independência:
Cruzeiro 2 x 2 Atlético – Brasileirão de 2012
Atlético 3 x 2 Cruzeiro – Brasileirão de 2012
Atlético 3 x 0 Cruzeiro – Mineiro de 2013
Atlético 1 x 0 Cruzeiro – Brasileirão de 2013
Atlético 0 x 0 Cruzeiro – Mineiro de 2014
Sem comentários:
Enviar um comentário